quarta-feira, 17 de março de 2010

O homem primitivo não se via separado da natureza, mas integrado a ela. Ao tomar consciência de si, ele teve a necessidade de manifestar seus sentimentos em relação ao mundo, de modo sensível e profundo. Esta manifestação se deu na Arte, em suas diferentes formas, como a Arquitetura, a Música, a Pintura, entre outras. A que vamos estudar, ainda que de forma superficial, será a Arte Literária.

Ezra Pound, em seu livro ABC da Literatura, diz que "Um povo que cresce habituado à má literatura é um povo que está em vias de perder o pulso de seu país e de si próprio". Além dessa função social da literatura, podemos afirmar também que ela nos faz transcender nossa existência, levando-nos a compreender melhor a nós mesmos e o outro, ou seja, sorrir, chorar, criar expectativas, conhecer intimamente e viver os sentimentos e sensações dos personagens que estão se desnudando a nós a cada linha lida e a cada página virada.

Por ser escrita em diferentes épocas, expressando o pensamento de cada momento histórico, a literatura nos ajuda também a entendermos a História da Humanindade e a nossa própria história. Por meio das palavras, voltamos ao passado, revivemos ou recriamos grandes acontecimentos, conhecemos grandes pessoas importantes em cada momento da História, viajamos em muitos lugares, recriamos a realidade ou criamos mundo imaginários, onde nos escondemos e, ao mesmo tempo, nos encontramos.

Por tudo isso, a literatura não pode ser considerada apenas mais uma matéria a ser estudada na escola, mas algo que nos faz pensar em nossa existência, que nos leva a sentirmo-nos estranhos a nós mesmos, mas nos encantando e, simultaneamente, transformando-nos.


Apenas como sugestão, vale a pena ler Uma História da Leitura, de Alberto Manguel (Companhia das Letras, 1999)

1 comentários:

No poema de Manuel Bandeira, o autor está se expressando, demonstrando, dizendo, o que está sentindo, quais suas vontades, seus desejos. A literatura por sua vez, é a maneira que ele utiliza para que isso aconteça, é usada para que o autor se expresse.

Literatura em si, é uma forma a mais de demonstrar o que sente, como se sente, seus desejos, seu ponto de vista sobre algo, sua opinião, assim como há pessoas que usam a música, a dança para se expressar, há aquelas que preferem a literatura. Isso faz com que nós aprendemos mais entender o pensamento dos outros, as diferentes épocas em que viveram.
Enfim, literatura é antes de tudo, uma forma de expressão.

Cássia dos Santos Peireira - nº 06 - 3ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário